quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que fizemos em 2011

XIII CONGRESSO BRASILEIRO SEXUALIDADE HUMANA – Londrina – Paraná – 02 a 05 / 10/ 2011




O Grupo de Estudos em Gênero, Etnia e Sexualidade do CEPSS, participou do XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. O evento aconteceu nos dias 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2011 na cidade de Londrina. Foram oito professores representando o grupo, os quais tiveram a oportunidade de participar e agregar aos seus conhecimentos conteúdos significativos para a sua prática profissional em relação a temática diversidade.
É importante destacar que os estudos e pesquisas sobre a “sexualidade humana”, discorridos nesse evento, possibilita a articulação entre os diferentes campos, ou seja, congrega diferentes tipos de profissionais, de caráter multi-disciplinar com uma visão holística em que a busca é pela compreensão do sujeito na sua totalidade.
Essa temática permeia, portanto, o campo da saúde, o social e o da educação. Nesse sentido, reitera e comprova o “olhar do GEGES”, enquanto grupo de estudo de uma escola pública brasileira/goiana, que é a necessidade de ampliar a partir da Formação Continuada dos profissionais que atuam na educação profissional.


















I CONCURSO DE REDAÇÃO

A comunicação humana faz com que o ser humano se relacione no meio em que vive e com o mundo, tanto na área da educação, como em outros setores de atividade. A leitura e a escrita é um dos argumentos pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando a argumentação, o vocabulário e o pensamento crítico. O Grupo GEGES com o intuito de estimular a reflexão sobre as relações de gênero, promoveu um concurso de redação para os alunos dos cursos técnicos do CEPSS e UDEPs com o tema: "Construindo Igualdade de Gênero". A premiação aconteceu no dia 24 de setembro de 2011 no auditório do CEPSS.

Os alunos que receberam Menção Honrosa foram:
* Sandra da Silva Vasconcelos, com o título de redação: Mulheres Guerreiras
* Wellinton Carlos Duarte, com o título de redação: Estórias de Mariazinha
* Zenilde Araújo N. Bezerra, com o título de redação: Construindo Igualdade de Gênero

A premiação de R$ 50,00 foi entregue para o terceiro e segundo colocado, e a de
R$ 100,00 para primeiro colocado.





I SEMINÁRIO "GÊNERO E TRABALHO"


Dia 30 e 31 de maio de 2011 aconteceu o I Seminário de Gênero e Trabalho organizado pelo Grupo GEGES. O evento contou com palestrantes renomados, como: Profª Doutora Aline Nicolino da UFG; Professora Raimunda Velázques e Ieda Leal; Professores Audinã e Sam e muitos outros convidados que abrilhantaram o evento



























LANÇAMENTO DO I LIVRO DO GEGES



Dia 30 de maio de 2011 o grupo GEGES brilhou na noite de autógrafos, comemorando o lançamento de seu primeiro livro, com o tema - Gênero, Sexualidade e Trabalho: ações educativas na educação profissional.




































PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO DA ACF

A YWCA Mundial (World Young Women´s Christian Association), é um órgão consultivo da ONU para as questões relativas à mulher. Reúne hoje 25 milhões de mulheres no mundo, presente em mais de 100 países através de suas afiliadas, cujos projetos atendem às necessidades das comunidades identificadas com a mulher.
Em 1948 criou-se a YWCA no Brasil, a qual recebe o nome de Associação Cristã Feminina – ACF, e também, formou-se o primeiro Conselho Nacional, com seu escritório administrativo localizado na cidade de São Paulo.
Atualmente existem 17 YWCA´s afiliadas com inúmeras associadas e colaboradoras, buscando o desenvolvimento da liderança das mulheres em prol da justiça, da paz, da saúde, da dignidade humana e do meio ambiente.
Neste ano de 2011 realizaram-se diversas ações com temas direcionados à mulher, e uma delas aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril na cidade de São Paulo, com o propósito de capacitar as mulheres no intuito de formar lideranças que façam a diferença na sua área de atuação, participando na luta por uma sociedade em que a justiça, a paz, a saúde, a dignidade humana, a liberdade e o cuidado com o meio ambiente sejam promovidos e sustentados através da liderança destas mulheres. Para tanto, a ACF convidou o Grupo GEGES para participar do envento, no qual as professoras, Patrícia Fernandes de Oliveira e Matilde Blanche foram representando o grupo. As professoras desenvolveram uma oficina com o tema: Os papéis do homem e da mulher na sociedade contemporânea, que foi bem aceito e elogiado pelos participantes.









II SIMPÓSIO NACIONAL DE GÊNERO E INTERDISCIPLINARIDADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG - CATALÃO/GO




O Grupo GEGES parcipou do II Simpósio Nacional de Gênero e Interdisciplinaridade na UFG de Catalão como apresentadores de trabalho. O evento aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de março de 2011 com palestras diversificadas na área de gênero.












SEMANA DA MULHER



O Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira - CEPSS, por meio do Grupo de Estudos em Gênero, Etnia e Sexualidade - GEGES, visando a igualdade de gêneros realizou a Semana da Mulher coma a temática Empoderamento Feminino e o Mundo do Trabalho. O evento aconteceu do dia 28 de fevereiro ao dia 04 de abril de 2011 com a seguinte programação:
Dia 28/03

8h- Mesa Redonda
Empoderamento da mulher no mundo do trabalho
Palestrantes: Cláudia Beatriz de Oliveira Correia, Carmem Sandra Ribeiro do Carmo e Daniela da Silva Porto Cavalcante.


Dia 01/03-
19h- Mesa Redonda
Empoderamento da mulher no mundo do trabalho
Palestrantes: Cláudia Beatriz de Oliveira Correia, Carmem Sandra Ribeiro do Carmo e Daniela da Silva Porto Cavalcante.

Dia 02/03-
14h-Reflexões e Debates – Filme: “Acorda Raimundo, Acorda”
Mediadoras: Patrícia Fernandes Oliveira, Eleonora Gabriel de Azevedo, Adriana Beatriz Palla Ferrato, Malva Auxiliadora Lobo Nery e Coracy Cordeiro


Dias 03/03
9h às 20h30- Exposição Pintura em Tela: Mulheres fazendo Arte
Matildes Soares ( Blanche) e alunas

Dia 04/03 - Homenagem às mulheres



Nenhum comentário:

Postar um comentário